terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Selo UNICEF Município Aprovado quer a sua participação!


Se você tem entre 12 e 17 anos, esta é a hora de contribuir com a conquista de uma vida melhor para cada criança e adolescente do nosso município. Não perca a chance de ser uma pessoa atuante, que conhece os próprios direitos e luta para realizá-los, afinal, você é o principal interessado.
A participação dos adolescentes e jovens na vida da comunidade, nos meios de comunicação, nos conselhos municipais e até mesmo na família ainda é tímida. O Selo UNICEF quer mudar essa realidade. O envolvimento dos adolescentes nas atividades do Selo é fundamental, porque são eles, juntamente com as crianças, os principais interessados na garantia de seus direitos.

E atenção você, jovem, que quer participar das ações do Selo UNICEF!
É simples e fácil! Basta procurar o articulador do Selo ou o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do seu município. O Conselho é o principal aliado para que jovens e adultos participem dos espaços de discussão e decisão sobre os direitos de crianças e adolescentes. Os grêmios escolares, os grupos de jovens, as instituições sociais também são pontos de partida para realizar ações em favor da comunidade.

Você sabe como se tornar um adolescente mobilizador do Selo UNICEF?
A Comissão Municipal Pró-Selo é a encarregada de escolher dois adolescentes mobilizadores – um menino e uma menina, entre 12 e 17 anos – para fazer parte da Comissão. Esse grupo é formado pelo articulador ou articuladora municipal do Selo e por representantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os dois representantes escolhidos têm a importante missão de envolver mais e mais adolescentes. Quanto mais meninos e meninas participando melhor!

Em todas as atividades do Selo, o adolescente tem muito a contribuir: na hora de fazer o diagnóstico sobre a vida das crianças no município; na hora de organizar o fórum comunitário e construir as propostas de trabalho... Sem esquecer os temas que vão ser trabalhados: Esporte e Cidadania, Igualdade Étnico Racial, Mudança Climática e Educação para Convivência com o Semiárido.

Vamos dizer pra você por que o UNICEF defende a participação dos adolescentes:
• para promover a atuação deles nas decisões em família, nas comunidades e nos governos;
• para ajudar na criação de redes de jovens e estimular a troca de experiências, o diálogo e a participação social;
• para mostrar à sociedade o potencial de transformação que esses adolescentes têm;
• para promover a participação e a inclusão dos adolescentes nos debates que envolvem questões sociais e políticas, sempre levando em conta a origem e o perfil de meninos e meninas.

O Selo UNICEF busca o respeito aos direitos de cada criança e adolescente. Por isso, a participação deles na criação e no monitoramento das políticas públicas é essencial. É preciso que eles próprios coloquem a "boca no trombone" e exijam melhorias na qualidade de vida e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário